Completando a renovação da família Palio, a Strada também passa pelo face-lift das variantes que ainda não chegaram à nova geração. E assim como as outras, esta vez teve mais mudanças na cabine do que no exterior. Isso se justifica pelo fato de que a clientela gosta da picapinha assim, do jeito que está – ela é líder da categoria com larga vantagem há muitos anos – então em vez de revolucionar em estilo ela focou as mudanças no que lhe fez famosa: melhorou a enorme lista de versões e ganhou mais equipamentos.
Começando pela base da gama, é de se esperar que a Fire siga o caminho da mesma versão do Siena e saia de linha ainda neste ano. Mas basta olhar para a nova Working e ela não deixará saudades. A imagem logo abaixo mostra a versão de cabine simples, mas ela mantém as opções de estendida e dupla. A dianteira preserva os farois monoparábola, e curiosamente é a única a também preservar o parachoque dianteiro – boa notícia para os donos dos Siena e Palio que o usam, porque indica que essas peças continuam em produção. O motor é apenas o 1.4 Fire de 88 cv e 12,5 kgfm de torque, e a lista de série traz computador de bordo, tampa da caçamba removível e com chave, vidro traseiro com grade, e novos porta-objetos na cabine. Seu painel mudou bastante, mas será comentado depois porque é quase igual ao das mais caras. Apenas o seu quadro de instrumentos difere delas: é o usado no novo Siena EL, que por sua vez é o quadro do Uno, mas com novo grafismo. Suas versões se dividem pelo tipo de cabine: simples começa em R$ 31.490, estendida em R$ 34.540 e dupla em R$ 38.440.
Quem ganhou ânimo renovado foi a Trekking. Ela também mudou de rodas, mas aqui já começam as mudanças de dianteira, em que ela segue a nova Palio Weekend no estilo por sua vez muito inspirado no Grand Siena, com direito aos farois duplos usados na fase anterior. O lado bom é que ela se diferencia das outras porque passa a usar apenas o 1.6 16v e.TorQ, de 117 cv e 16,8 kgfm com álcool. O painel usa a mesma estrutura do antigo mas renovou a aparência, com saídas de ar arredondadas, novos botões para o ar-condicionado e um aparelho de som muito parecido com o usado em novo Palio e Grand Siena, como se vê na imagem abaixo. Sua lista de itens de série traz computador de bordo, direção hidráulica e vidros e travas elétricas, mas agora incorpora também o kit HSD, formado por airbag duplo e freios ABS com EBD – a lista de opcionais continua ampla, e mantém o teto solar. Os preços também se dividem pela cabine, e revelam que agora ela também oferece a dupla: esta começa em R$ 45.050, enquanto a estendida parte de R$ 41.150 e a simples de R$ 38.350.
Agora chega a vez da versão de topo, Adventure Locker. A carismática versão aventureira também mudou a frente, mas é interessante notar que ela ainda encontrou forma de renovar o ar de novidade: na ponta do lápis apenas o parachoque foi trocado, mantendo capô, farois e até as luzes auxiliares, mas bastou retrabalhar as formas com cuidado e ela voltou a passar impressão de novidade. Já as laterais e a traseira continuam com os vários apliques de plástico que garantem sua aparência diferenciada, em sintonia com a Palio Adventure. Assim como as irmãs ela apresenta combinação de cores próprias no novo painel, mas os instrumentos acima do console vêm num suporte mais bonito. Tanto ela como a Trekking mantiveram o quadro com quatro instrumentos, mas o grafismo mudou. Seu pacote de série continua agradando, ao trazer de série o pacote da Trekking mais ar-condicionado, todos os acessórios visuais e rodas de 15”, entre outros – vale notar que a lista de opcionais conta com teto solar e rodas de 16”. Ela sempre usa o 1.8 16v e.TorQ de 132 cv e 18,9 kgfm, e parte da cabine estendida em R$ 47.490. Já a cabine dupla começa em R$ 51.490, ou em R$ 54.060 com o câmbio Dualogic.
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