Mais uma vez o mercado brasileiro recebe a já famosa série do 207 em parceria com a marca de roupas esportivas. O modelo já aparece no site da montadora, mas é curioso notar que o primeiro anúncio da volta desta série em 2012 havia sido feito várias semanas atrás, durante um evento de surf em São Paulo. Contratempos à parte, não se pode negar que os vários acessórios que ele recebe outra vez lhe caem muito bem, ainda mais em conjunto com o pacote de itens completo. Mas este ano ele trouxe uma novidade interessante.
Como já se comentou anteriormente, a Peugeot e a Quiksilver já operaram em conjunto várias vezes na Europa. Já no Brasil, essa parceria se manifesta desde os tempos do 206, antes do face-lift que valeu ao modelo brasileiro a troca para o nome 207. Então, a série atual parte dos mesmos princípios da edição do ano passado. Os grandes farois receberam máscara negra, enquanto os vários frisos que a linha 2012 deixou na cor do veículo colaboram para um visual bem limpo e estiloso. Aliás, com essas fotos se pode entender por que a marca resolveu pintar essas peças: na parte traseira, por exemplo, entre as lanternas existe uma área bem grande e na cor do veículo, sem o contraste do preto como em outros hatches. Ela passa uma impressão visual de que o carro é maior do que realmente é, mas sem parecer vazia demais porque ainda estão lá os vincos que antes decoravam o então borrachão preto. Ainda temos detalhes cromados atrás e nas laterais e os logotipos da Quiksilver, mas quem rouba a cena são as rodas de liga leve aro 15”: são as mesmas de sempre, mas é incrível como basta a pintura parcial em preto para dar todo um ar diferente.
Entrar no carro revela os bancos e tapetes personalizados, outra vez com o logotipo vermelho. Vale comentar que este ano o 207 Quiksilver enfrenta certa concorrência mesmo no nicho em que atua, afinal a Renault se valeu de uma associação parecida para lançar o Sandero Rip Curl. Por mais que ambos estejam no mesmo segmento e ofereçam séries parecidas, o Sandero segue um caminho mais aventureiro, com tendências ao off-road leve que combinam com o aspecto mais rústico da sua versão Stepway. Já o 207 aposta na esportividade, que sempre foi um ponto forte do seu estilo mas agora fica realçada com os acessórios citados. O motor nessas séries não costuma mudar, mas pelo menos ele continuou com o 1.6 16v, que gera 113 cv e lhe leva de 0 a 100 km/h em 9s6 e à máxima de 192 km/h. No entanto, ele também agrada ao aspecto mais racional pelo pacote de itens: temos airbag duplo, ar-condicionado, computador de bordo, direção hidráulica, farois de neblina, freios ABS, trio elétrico, sensores de chuva e crepuscular e sistema de som multimídia com comandos no volante, entre outros. Tudo de série, por R$ 42.490.
O diferencial desta série é que este ano o teto solar voltou, para a alegria de todos. Dessa vez ele abandonou o aparelho que se usa no modelo argentino, em que a cobertura ficava por cima do teto e apenas se recuava sobre ele – por mais vistoso que fosse, não é difícil imaginar que com o passar dos anos tenha problemas de vedação. O aparelho de agora é muito mais compacto, e a peça apenas se escamoteia. Uma curiosidade é que a marca pintou o teto todo de preto, provavelmente para disfarçar esse tamanho reduzido do que realmente se abre. Mas continuou um resultado de bom gosto, e que combina com as três opções de cor: vermelho Aden sem custo extra, branco Banquise por R$ 500 e cinza Aluminium por R$ 1000. Essa série acaba sendo também um último momento de destaque para o modelo, que por mais bonito que ainda seja, não consegue mais disfarçar os quase quinze anos que somam suas fases sob o nome de 206 e de 207. A ótima notícia é que nós voltaremos à sintonia com a Europa com o 208, que será vendido aqui no ano que vem com direito a versão sedã, o 301.
Atualização 16/07/2012: A Peugeot decidiu oferecer o modelo como versão definitiva, sem mudar nada no preço e nem pacote de equipamentos mencionados acima.
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