É incrível como o mercado de carros consegue se adaptar. Até cerca de duas décadas atrás, se era um urbano tinha que ser hatch, sedã ou perua, esportivo era cupê ou cabriolet, e fora-de-estrada era jipe ou picape. E os modelos de um tipo nunca se aproximariam dos outros. Bom, esses tempos não existem mais. Surgiram pioneiros como SUV indo para a cidade (BMW X5) ou para o lado esportivo (BMW X6), e até os produtos nacionais souberam inovar, como a Fiat Palio Adventure, que fez o caminho inverso e criou todo um segmento que agora se espalha até pela Europa. E o Q3 é um desses mais novos frutos.
Enquanto o irmão maior Q7 é carregado de luxo, o do meio se chama Q5 e se destina a uma classe também abastada, mas que não chega a exigir uma “limusine em forma de jipe”. E o Q3 parte da base do VW Tiguan para ser o caçula dessa jovem linha, com um enfoque mais urbano do que nunca. As linhas seguem os mesmos padrões fortes da linha Audi atual, mas seus 4,39 m o deixam 2 cm mais curto que um Ford New Fiesta Sedan, por exemplo. Além disso, as rodas grandes, a presença de LEDs na frente e atrás e parachoques com enormes tomadas de ar, e a ausência de “jipices” como o estepe na traseira e estribos dos lados fazem o modelo ser a interpretação europeia do que aqui certamente se chamaria de A3 Cross.
Analogias com a VW à parte, o Q3 não deixa de ter qualidades próprias. A carroceria mais baixa e larga que a do Tiguan lhe confere excelente estabilidade, aliada a suspensões McPherson na frente e multilink atrás. Além disso, sua cabine se aproveita de soluções tipicamente urbanas como o motor transversal para oferecer espaço interno a cinco pessoas digno de um Audi, com direito até a bancos traseiros mais elevados, para melhor visibilidade. E “digno de um Audi” também significa que temos materiais de alta qualidade por várias partes, para adornar uma cabine recheada de equipamentos. Mas o parque de diversões tecnológico não pára por aí.
Seu motor é o 2.0 TFSI sempre com sistema start-stop, e que chega aqui em duas configurações: a de 170 cv para Attraction (R$ 144.900) e Ambiente (R$ 159.900), enquanto a de 211 cv fica para o Ambition (R$ 179.900, respectivamente com câmbios manual de seis marchas e automático S-tronic de sete, com dupla embreagem e borboletas no volante. Este conjunto lhe confere aceleração de 0 a 100 km/h em 7s8 e 6s9, e máxima de 212 km/h e 230 km/h, na versão mais forte. Desempenho este controlado pela direção elétrica, e opcionalmente pelo Drive Select, sistema que entrega quatro opções de programar a dirigibilidade, segundo a vontade do motorista: Auto, Comfort, Dynamic e Efficient.
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