Importado do México, o crossover originado nos EUA chega à nova linha no Brasil com novidades que não são nenhuma revolução, mas lhe permitem manter a competitividade entre os crossovers de sua faixa de preço. Essa categoria se popularizou tão rápido no nosso mercado, que já se podem apontar algumas “leis” firmadas entre eles: sintonia com as renovações da matriz e farto pacote de itens. Mas outro aspecto igualmente forte é o destaque da imagem. E isso é um ponto forte do Journey.
Seu diferencial está no fato de ele não pertencer à enorme lista de concorrentes vindos da Europa ou do Oriente. Isso é um mérito porque significa que ele não segue a escola de estilo de grade tomando toda a dianteira e ladeada por pequenos farois em LED típica dos japoneses laterais limpas com uns dois vincos mais fortes para marcar a personalidade, como os coreanos, ou traseira com lanternas de desenho cheio de recortes, no melhor estilo alemão. O Journey veio dos EUA e não demora em expor essa origem: seus volumes são bem definidos, e o carro aposta nas linhas retas e fortes, o que ajuda a fazê-lo parecer maior do que realmente é. Apenas ajuda porque o maior colaborador disso é o tamanho grande de verdade: são 4,9 metros de comprimento por 1,88 m de largura, com 1,75 m de altura. Enquanto os concorrentes em geral passam imagem de tamanho reduzido, o porte deste Dodge indica que ele prefere a imponência.
Voltar à questão das novidades significa entrar na cabine. O modelo que vem para o Brasil ganhou a central de entretenimento totalmente renovada, chamada de Uconnect™ Touch. Além do sistema de som multimídia, ele traz GPS Garmin e exibe imagens da câmera de ré. E onde se mostra tudo isso? Na enorme touchscreen de 8,4 polegadas que passa a vir com o modelo. É impressionante como essa tela consegue sozinha aumentar a impressão de luxo que se tem ao entrar no carro. O Journey continua com o motor 3.6 V6 Pentastar de 280 cv e câmbio automático de seis marchas, conjunto oferecido nas versões SXT e R/T, cujos preços se mantêm em R$ 109.900 e R$ 119.900, respectivamente. Mas esta última também ganhou úma extensão da central de entretenimento no teto, para o banco traseiro. Traz uma tela de dez polegadas que fica responsável pelo DVD player integrado ao painel, e que usa dois fones de ouvido sem fio.
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