Sunday, October 14, 2012

Peugeot 208

Peugeot 208Os fãs dos carros franceses no Brasil ganharam um novo motivo para comemorar. Se há alguns anos nossa Peugeot precisou apelar para um truque não muito feliz com sua linha de compactos para compensar a ausência do 207 europeu, desde o surgimento do 208 na Europa já se esboçavam rumores de que a situação finalmente iria mudar. Pois agora se tem a comprovação oficial: nós teremos o mais novo compacto francês em muito breve, com estratégia nova e uma série de vantagens, que você conhecerá aqui neste artigo.

Caso você não tenha acompanhado essa história desde o começo, ela é fácil de resumir: por mais que o 206 vendesse bem e agradasse pelo estilo desde o lançamento, em 1998, o passar de seus anos viu a chegada de concorrentes com concepção mais moderna e soluções que deixavam o francês menos atraente. Mas a situação do modelo brasileiro só ficou complicada de fato a partir de 2006: a Europa o trocava pelo 207 apostando na sofisticação, tanto de construção como de equipamentos, aplicada sobre um desenho que evoluía o conceito do antecessor. Nossa Peugeot se viu numa situação complicada porque o novo modelo seria oferecido aqui a preços muito altos, inconcebíveis para a categoria de entrada na qual o 206 competia bem, e então apelou para uma solução não muito feliz. Em 2008 chegou o face-lift da linha junto com a estreia da versão sedã, com dianteira e cabine inspiradas no modelo francês e todo o demais do 206 quase intacto. Chegaram também novas versões e câmbio automático, mas se havia reclamações da adaptação de estilo, seu problema maior foi outro. Atualizações como essa não costumam valer comemorações para as marcas por esse fato de serem soluções paliativas. Sendo assim, como se poderia receber bem uma dessas justamente com o nome de 207?

Peugeot 208Mas agora tudo isso fica no passado, graças ao modelo que se vê nestas fotos. Esse nome agora será restrito a este carro mundialmente, e isso implica que nós teremos mais um modelo em sintonia com o padrão europeu. O 208 divide plataforma com o novo Citroën C3, mas não há compartilhamento de nenhuma peça visível, interna ou externa. Isso permitiu ao Grupo PSA reservar toda a vocação de charme e elegância para o C3, enquanto o irmão concentrou foco na esportividade. O exterior exala a atual tendência de estilo da marca visto de qualquer ângulo, desde o conjunto de farois e grade que passa longe do exagero da fase anterior, passando pela cintura de vincos fortes até a traseira, que mistura elementos das gerações anteriores (como a coluna C triangular iniciada em 1983 com o 205) com detalhes de personalidade própria (caso das lanternas em formato de bumerangue), resultando em uma silhueta que dá impressão de pouco comprimento, conferindo um aspecto bem jovial. Já a cabine promete bom espaço para cinco pessoas, com painel de desenho bem mais sofisticado que o do 207 e uma inovação: o quadro de instrumentos foi elevado, ficando por cima do volante para que o motorista precise baixar menos o rosto para lê-lo, e com isso agilizar a consulta. Vale notar que todo esse esmero da Peugeot se explica pela tal nova estratégia comentada no ínicio deste texto.

Isso se entende com uma pequena retrospectiva: sabe-se que o 208 é uma evolução do 207 europeu, portanto um carro mais sofisticado e caro. Mas se desde 2006 a Peugeot não trouxe esse 207 porque não poderia ser vendido no Brasil sob o preço de um popular, não seria com o modelo seguinte que os custos baixariam, não? Pois os franceses resolveram essa questão de uma forma muito bem-aceita no Brasil: assim como o C3, o 208 chega ao Brasil como o hatch premium de sua marca. Participar desse segmento, que equivale aos hatches compactos do Primeiro Mundo, dá a chance de o 208 focar na fartura de equipamentos em vez de chegar em versões muito básicas, e com isso evitar macular as intenções originais do projeto com a perda de itens para conter custos. Em vez disso, nosso compacto terá direito a mimos como iluminação diurna em LEDs, teto solar panorâmico e touchscreen no painel para comandar a central de entretenimento. Além disso, é de se esperar que ele repita a gama de motores do C3, significando o 1.5 de 93 cv de potência e 14,2 kgfm de torque, e o 1.6 16v de 122 cv e 16,4 kgfm. Outra boa notícia é que o nosso 207 vai finalmente ocupar o papel que deveria ter tido desde sempre: a chegada do sucessor lhe deixará no setor de entrada.

Atualização 17/10/2012: Aproveitando o anúncio mais recente da marca sobre o 208, foi trocada a foto de abertura do artigo e se incluíram mais algumas informações. Este artigo será atualizado após o lançamento oficial do modelo, que está previsto para o primeiro semestre de 2013.


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