Monday, August 20, 2012

Toyota Auris

Clique aqui para ver em alta resoluçãoVinte dias separam hoje do começo das vendas do hatchback médio cuja versão japonesa acaba de ter as primeiras informações oficiais reveladas. A Toyota promoveu uma completa reformulação em seu modelo para enfrentar melhor a dura concorrência que se começou a formar, com as recentes gerações de Hyundai i30 e Volkswagen Golf. O Auris busca combatê-los com o melhor da escola japonesa tanto em estilo como em requinte ou na parte técnica, além de valorizar bastante tanto a esportividade como a eficiência.

Seu desenho reflete o estilo já típico dos modelos orientais, caracterizado por uma profusão de recortes e vincos para formar os elementos da carroceria. As imagens permitem concluir que suas proporções foram bem-calculadas, sem grandes áreas vazias ou excessos de traços. Porém, ele não escapa da sensação de que essa linguagem visual já está cansativa de ver. A dianteira tem seus toques de originalidade ao não combinar as grades superior e inferior, mas as laterais com linha de cintura elevada e dois vincos fortes ou a traseira com vidro estreito já são tão usados nos carros mais recentes que acabam ficando repetitivos demais. Somente na traseira, por exemplo, o caimento bem leve do teto e a vigia traseira em forma de triângulo lembram o novo Nissan Tiida, ao passo que o desenho mais abaulado na área do parachoque é a cara da solução usada no Peugeot 308. Nesse ponto, vale admitir que a receita usada pelo Golf, por exemplo, consegue lhe manter original, porque sua ideia de modernizar a receita da primeira geração sucessivas vezes acaba por lhe deixar diferente dos concorrentes.

Toyota AurisUm aspecto importante é que os japoneses não hesitam em investir na modernidade de seus projetos. O novo Auris ficou 3 cm mais comprido, manteve a largura e ficou mais leve, passando a 1.180 kg. Sua cabine oferece opções de revestimento para todos os gostos, mesclando os detalhes prateados à cor preta para os que querem um toque jovial e moderno, ou à cor bege para dar um toque de sobriedade. O console central não oferece muitos destaques, trazendo um desenho mais horizontal – uma ausência lamentável está no sistema de som, que não conta com um item que já virou muito comum nos carros mais modernos: touchscreen. É de se esperar que este carro tenha amplo espaço interno para quatro pessoas, mas também levando um quinto ocupante sem aperto. Um ponto bom do já comentado desenho da traseira é que ela permite a boa capacidade de 360 litros para o porta-malas. Em breve serão reveladas novas informações, mas quanto à motorização já se sabe que ele virá com o 1.5 16v de 108 cv e o 1.8 16v de 143 cv, ambos usando câmbio automatizado CVT.

Toyota Auris RS e HybridFalando em motores, a opção mais potente apresenta um destaque desta nova geração. O novo Auris ganha a versão RS, que expressa toda a sua esportividade com poucas diferenciações no visual mas muitas na parte interna: a cabine ganhou os bancos em revestimento exclusivo, numa combinação de bordô e preto de muito bom gosto. Além disso, se o seu motor é o mesmo das versões comuns, ele compensa com a exclusiva suspensão traseira do tipo multilink e um acerto mais apurado de dirigibilidade. Futuramente ele também terá uma versão híbrida, cujas informações até agora se resumem apenas às fotos – seu interior troca as luzes verdes por azuis e adota cores mais conservadoras para os bancos e painel. O Auris também ganhará os mercados da Europa no máximo no ano que vem, ganhando para isso produção também na planta de Burnaston, na Grã-Bretanha.


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