Lançada na Europa em setembro passado, a nova geração do compacto bávaro sofreu atrasos devido ao novo IPI mas finalmente chega ao país. Ostenta um face-lift de meia-vida que visa lhe trazer força para enfrentar os novos compactos de luxo que vem se anunciando nas últimas semanas. Embora não seja um projeto todo novo como aqueles, o Série 1 vai se valer do prestígio que vem ganhando entre a nossa classe média-alta por ser a porta de entrada dos BMW.
Seu desenho chama atenção por fugir do lugar-comum de perfil alto e compacto. A frente com farois bem distantes da grade pode ter ficado um tanto estranha, mas o longo capô traz uma agradável sensação de esportividade. Ela é continuada pela cabine bem recuada, que por sua vez termina numa traseira de lanternas grandes e vistosas. Não foge da definição de hatchback, mas não se pode negar o mérito da BMW em retrabalhar as proporções de tamanhos para que a silhueta de seu compacto ganhe personalidade própria. Ele cresceu 8,5 cm em comprimento e 1,7 cm em largura.
O acabamento interno ganhou melhorias sobre um padrão que já era bastante agradável. Detalhes como o console central mais largo do que alto ajudam a quebrar a sobriedade, enquanto as partes pintadas em outra cor ajudam a direcionar a impressão geral para algo mais jovial. O modelo vem em versão única, 118i, que por R$ 113.370 já traz ar-condicionado, volante multifuncional, direção elétrica e até sistema start/stop, que desliga o motor em paradas curtas. A preocupação com o consumo também se faz com o modo EcoPro, que ajuda o motorista a dirigir gastando menos.
A segurança se faz com seis airbags, freios ABS, controles de estabilidade e tração e monitor de pressão dos pneus. Isso vem a calhar num carro com 1.6 turbo, que usa injeção direta e comando de válvulas variável para gerar excelentes 172 cv a partir de 4800 rpm e torque de 25,5 kgfm entre 1500 e 4500 rpm. Com câmbio manual de seis marchas, a fábrica indica 0 a 100 km/h em 7s4 e máxima de R$ 225 km/h. O 118i ainda oferece o pacote Urban, que agrega revestimento de couro na cabine totalizando R$ 119.220, e o Sport, com acessórios estéticos por R$ 122.900.
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