Foram divulgadas as primeiras imagens oficiais do mais novo hatch médio espanhol. Embora a Seat há alguns anos seja uma divisão do Grupo VW, seus projetos vêm evoluindo bastante não só quanto à tecnologia, mas também no sentido de não serem meros veículos daquela vendidos com outro logotipo – problema que ocorre com alguns carros da Skoda, outra parceira. Ele chegará em breve ao mercado europeu de hatches médios apostando em todo o know-how da Espanha em fazer automóveis de qualidade.
É sempre um prazer reparar em que essa marca tira apenas os benefícios de formar parte de um conglomerado. Em vez de aproveitar partes de carroceria ou cabine, ela faz a economia de escala compartilhando itens de estrutura, que também compõem parte importante dos custos mas sem aparecer aos olhos de uma maneira ruim. Isso explica que ele seja o segundo modelo a usar a famosa plataforma modular MQB, que o grupo inaugurou com o último Audi A3. Suas linhas buscaram inspiração no IBE Coupe Concept, e seguem à risca as regras de estilo adotadas pela marca alguns anos atrás. Ele aposta em vincos fortes e recortados, que sobrepõem figuras geométricas e lhe dão ar agressivo, com muita personalidade. É fácil de ver que ele não se preocupa em forçar ideia de luxo, com profusão de cromados ou relevos abaulados demais, mas sim na esportividade. Ela é quem rege os vincos começados em farois e lanternas mas que terminam nas laterais, e detalhes como a parte preta que sustenta a placa, com tamanho e forma que aludem à tomada de ar dianteira.
Com apresentação marcada para o Salão de Paris, sua cabine condiz com o espírito exterior ao incorporar detalhes como o volante de base reta. O console central é largo e baixo, e segue o estilo de preto com detalhes prateados que se aplica em todo o habitáculo, que por sua vez leva até cinco pessoas com luxo e tecnologia garantidos – o teto solar panorâmico faz par com a grande tela de LCD de 5” do painel que comandará a central de entretenimento, indicando que ele não esqueceu as mais novas “obrigações” da lista de itens de um carro de sua categoria. Aliás, tanta modernidade lhe permitiu uma evolução sempre agradável, sob vários pontos de vista: ele pode reduzir o tamanho externo ao mesmo tempo que aumentou o espaço interno. A nova plataforma lhe permitiu aumentar o porta-malas para 380 litros ao mesmo tempo que seu peso total baixou em 90 kg em relação à geração anterior. Entre os sistemas de segurança, um destaque vai para o que avalia as feições do motorista e seu nível de concentração, e em caso de detectar que ele não se encontra apto à direção, sugerir que ele faça uma pausa para descansar. Outro vai para o que realiza pequenas correções na direção elétrica, com o objetivo de manter o carro em sua faixa de trânsito.
Não seria o León que iria contrariar a excelente prática dos europeus em oferecer uma enorme opção de motores para seus modelos. Somente com diesel ele oferece dois motores com duas opções de força cada um, os chamados TDI: o 1.6 pode vir em 90 cv ou 105 cv, e o 2.0 em 150 cv ou 184 cv. Já os três motores a gasolina são chamados de TSI: 1.2 com 86 cv, 1.4 com 122 cv e 1.8 com 180 cv. Ele virá em três versões, sendo a de topo a famosa e ainda mais esportiva FR, e dependendo de qual se escolha, virá com câmbio de seis ou sete marchas, sempre manual e com dupla embreagem.
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