Pouco tempo depois da chegada do Sportback, o estiloso A5 agora também ostenta seu primeiro face-lift na versão cupê de duas portas, que na verdade é a principal da linha. Mas ele vem apenas em uma versão, e procura atender os clientes que valorizam unir a generosa tecnologia embarcada que caracteriza um carro moderno, mas com visual mais esportivo que o de um sedã. Tudo isso, claro, sem deixar de lado todo o nível de requinte e status que acompanha um carro vendido por um dos melhores fabricantes da Europa.
A foto do modelo acima é o A5 equipado com o kit esportivo S-Line, mas as diferenças se restringem ao estilo, que recebeu parachoques levemente redesenhados e spoilers laterais, além das rodas especiais. O que vale ressaltar, porém, é uma crítica que os próprios compradores de Audi já expuseram algum tempo atrás: o visual dos modelos é parecido demais entre si, mesmo considerando a tendência da identidade de estilo de cada marca. Por exemplo, olhar o A5 de frente antes e depois do face-lift requer alguma atenção para identificar que os farois ficaram menores e com formato irregular, e a grade saiu do trapézio arredondado para se aproximar de um hexágono. Mas o maior problema é que fazer os Audi tão parecidos entre si retira a individualidade de cada modelo: a reação à primeira vista é de achar que, por exemplo, o A5 é apenas uma versão duas-portas do A4, quando na verdade sua proposta é bem mais jovial e menos familiar que a do sedã. Existem marcas que até atuam em segmentos de menor custo, mas que conseguem usar os mesmos elementos mas conciliando muito bem com interpretações diferentes para cada modelo.
Seu pacote de itens é parecido com o do Sportback, contando com um extenso pacote de opcionais que inclui apenas os equipamentos de alto luxo – razão do seu preço elevado. É o caso do sistema Audi Drive Select, que através de um botão permite modificar diversos parâmetros de comportamento do carro. O Side Assist alerta sobre a presença de veículos nos pontos cegos e o KERS recupera parte da energia liberada nas frenagens para reduzir o consumo de combustível, enquanto o Adaptative Cruise Control foi atualizado: o carro mantém certa distância do veículo à frente, e se necessário freia sozinho quando está a até 30 km/h. Também temos sistema de som Bang & Olufsen e central de entretenimento MMI com GPS, para inchar ainda mais um pacote de série que inclui bancos esportivos de couro (os dianteiros com ajustes elétricos) e teto solar panorâmico. O preço inicial é de R$ 202.700, e ele trocou o motor V6 pelo 2.0 TFSI na versão de 211 cv. Com ajuda do torque de 35,7 kgfm, da tração integral (Quattro)e do câmbio S-Tronic de sete marchas e dupla embreagem, ele faz 0 a 100 km/h em 6s5 e chega à máxima de 245 km/h.
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