Lançado em 2001, o Peugeot 307 seguia a tendência de estilo do 206 buscando estender seu sucesso à categoria dos médios. No entanto, mesmo com o Brasil recebendo toda a linha, suas vendas aqui nunca foram das mais expressivas. Anos depois, o insosso sedã já deu lugar ao elegante 408, e agora é a vez de o hatchback nos colocar novamente em sintonia com o mercado europeu, além de formar com o Fiat Bravo a dupla de hatches médios mais estilosa do país.
Esta geração já tem certa idade na Europa, mas nós a recebemos já com as leves atualizações que só renovaram seu ar esportivo. São linhas fluidas com vistosos farois e lanternas sem tamanho excessivo, que exaltam o ar felino típico da Peugeot mas cortando itens como a extravagante grade dianteira do antecessor. Outro detalhe de muito bom gosto são as colunas traseiras mais avançadas que o normal. Isso traz um vidro traseiro curvo e envolvente que dispensa a vigia atrás da porta traseira, e ainda faz o carro parecer ter traseira diferente de acordo com o ângulo. O conjunto passa uma agradável sensação de requinte, reforçada nas versões que trazem o enorme teto solar panorâmico Cielo.
A cabine mudou por completo, mas ainda guarda certa semelhança com o antecessor. Continua um ambiente mais esportivo ao combinar cinza e preto com detalhes em alumínio, mas agrada ao trazer três saídas de ar centrais e um bonito quadro de instrumentos. Ele chega em três versões com dois motores 16v: o 2.0 é o mesmo da geração anterior, oferecendo potência e torque de 143/151 cv e 20/22 kgfm. Já o 1.6 é todo novo, com o sistema EC5 Flex Start que aquece o álcool quando necessário, e com isso dispensa o tanquinho de partida a frio. Gera 115/122 cv e 15,4/16,4 kgfm, e o câmbio pode ser manual de cinco marchas ou automático sequencial com quatro, este exclusivo do 2.0.
Os equipamentos formam um capítulo à parte. A versão básica Active 1.6 (R$ 53.990) traz airbag duplo, ar-condicionado, direção eletroidráulica, freios ABS, computador de bordo, trio elétrico, parabrisa antiacústico, sistema de som com MP3 e comandos no volante de couro e rodas aro 16”. Depois, a Allure 1.6 (R$ 56.990) agrega ar-condicionado digital bizona com saída para o banco traseiro, sistema de som multimídia com Bluetooth, farois de neblina, grade dianteira cromada, bancos dianteiros com apoio de braço e acionamento automático de farois e limpadores de parabrisa.
Allure também é a primeira versão com motor 2.0. Parte de R$ 59.990 (câmbio automático soma R$ 4 mil) e adiciona rodas de liga leve aro 17”, quadro de instrumentos branco e piloto automático, mas o item de destaque é o teto Cielo, opcional. Griffe 2.0 automática é a versão que completa a gama por R$ 70.990, incorporando de série alarme, bancos de couro, teto Cielo, luzes diurnas em LED, airbags laterais e de cortina, controles de tração e estabilidade, sensor de estacionamento e detalhes internos em alumínio. O 308 oferece porta-malas de 430 litros e vem com garantia de três anos.
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