Quem poderia prever tal descendência para o Logan? Seu projeto teve como palavras de ordem os custos reduzidos, tanto na produção como no preço de venda, mas acabou dando origem a duas derivações com personalidades bem diferentes: se o Brasil criou o Sandero com todo um apelo jovem e esportivo, a filial romena Dacia projetou o que passa a ser o primeiro SUV da Renault no Brasil. Ele parte de R$ 50.900 e já vem com seis versões: vai fazer um ótimo páreo com a geração do Ford EcoSport que está por chegar.
O efeito que se criou ficou fascinante. Ele não nega em ângulo algum o parentesco que possui, mas o Duster recebeu os elementos de estilo do resto de sua linha com uma reinterpretação toda voltada ao seu segmento, e isso lhe deu uma personalidade própria incrível. Ou seja, o déjà vu se faz em detalhes como o mesmo vinco lateral em arco do Sandero e os farois quase quadrados do Logan, mas sem nunca deixar que isso lhe impeça de ser um legítimo SUV: suas linhas musculosas lhe dão imponência, fazendo-o parecer muito maior. Detalhe curioso é que até a Nissan recebeu uma “homenagem” – aquelas saliências na traseira que parecem complementar as lanternas só lembram aquele espaço do kit de primeiros-socorros que fez a fama da traseira do jipe Xterra.
Na cabine ele une detalhes como console central e puxadores de porta inspirados no Sandero ao brilhante entre-eixos a la Logan: quase 2,7 metros e porta-malas de 475 litros. Todo esse espaço recebeu algumas mudanças em relação ao Duster europeu, como novos tecidos nos bancos. Mas os agrados não terminam por aí. A versão básica oferece ar-condicionado, direção hidráulica e vidros elétricos dianteiros. A Expression parte de R$ 53.900 e agrega alarme e airbag duplo e completa os vidros. Ambas vêm com o 1.6 16v flex de 115 cv. Se as rodas originais destas duas são bem feias, pelo menos os pneus não precisarão ser trocados também ao sair da loja: mesmo o Duster básico já sai com rodas de boas 16”. Outro bom detalhe é que todas podem ter bancos de couro, por R$ 1500.
A versão Dynamique manual pode vir com o 1.6 ou o 2.0 16v de 142 cv, por R$ 56.900 ou R$ 60.600. Esta traz parachoques e maçanetas na cor da carroceria, computador de bordo, sistema de som multimídia com comandos satélite, rack de teto cromado, freios ABS, rodas de liga leve e farois de neblina. Também estão sob este nome as versões de topo. Pelo mesmo preço de R$ 64.600 o cliente pode levar a 2.0 automática ou a 2.0 4x4, em que a primeira usa um câmbio sequencial de quatro marchas e a mesma tração 4x2 das anteriores, e a segunda adiciona suspensão traseira independente multilink, farois com máscara negra, rodas de alumínio pretas e estribos laterais, além da tração integral.
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