Dois pra lá, um pra cá: o esportivo da Hyundai já se encontra oficialmente à venda no Brasil, com preços começando em R$ 75.700. O modelo é um legítimo carro de imagem, aquele que motiva muita gente a ir à concessionária nem que seja só para olhá-lo mais de perto, ainda que a grande maioria leve um produto mais racional – mas nem sempre da própria Hyundai. E justamente sua imagem foi trabalhada tão bem que ele vem ganhando holofotes por todo o mundo.
Também é fato que o conceito de três portas não é novo; a Ford chegou a apresentar em 1989 o conceito Fiesta Urba, que na verdade aproveitava uma lateral de cada versão já existente, de duas e quatro portas. Mas ali a proposta era voltada à facilidade de acesso nas grandes metrópoles, enquanto o foco do Veloster é puramente esportiva. Pode-se dizer que ele não é um hatchback que perdeu uma porta, e sim um cupê nascido esportivo mas que ganhou uma porta em nome de facilitar o acesso dos ocupantes de trás.
Essa impressão se reforça pelo fato de que a terceira porta também usa “inspirações” de outras marcas: como era preciso manter o desenho da outra lateral, a maçaneta da terceira porta ficou escondida na janela, no melhor estilo Alfa Romeo 156. Portas à parte, o modelo segue o novo DNA da linha Hyundai, com linhas fortes e esportivas, mas também usando detalhes que remetem às motocicletas. Mas sua proposta de velocidade fica só no nome: por mais eficiente que seja seu 1.6 16v de 138 cv com câmbio automático de seis marchas, não tem como esperar um desempenho que condiga às expectativas do estilo.
O modelo virá em três versões, que na verdade diferem em pouca coisa. A básica traz rodas aro 17”, sistema de som multimídia, computador de bordo com tela LCD, ar-condicionado digital, bancos dianteiros com aquecimento, bancos e volante em couro, piloto automático, sistema de partida por botão e alarme. Logo acima vem a de R$ 80.900 que adiciona teto solar panorâmico, e a topo-de-linha troca as rodas por um conjunto de 18”, totalizando R$ 82.900.
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