Como se o mercado já não estivesse lotado de opções em quase todos os setores, o mais novo combatente ingressa na acirrada disputa do nível mediano entre os sedãs de alto luxo. Longe de essa variedade ser ruim, com a nova Série 5 o Brasil retoma o acesso a um carro de qualidade reconhecida em todo o mundo, e que sempre foi objeto de desejo para nós. Num primeiro momento ele virá apenas em uma versão, mas essa estratégia já é conhecida: basta as vendas aquecerem e já vamos poder esperar um aumento da gama.
Este belo sedã aproveita o momento de alta receptividade do mercado brasileiro aos modelos de maior valor agregado para desembarcar primeiro na versão 528i, para efetivar uma estratégia que será revelada mais adiante. Os primeiros olhares dedicados ao exterior já antecipam que a BMW não quis desfazer a identidade visual entre seus modelos, mas a dela seguiu caminho diferente do da VW, por exemplo: esta criou um conceito e o aplicou em carro após carro, ao passo que a BMW primeiro notou o maior sucesso de um modelo em especial e depois resolveu estender a fórmula aos demais, numa situação parecida à da Peugeot com o 206 e da Fiat com o Grande Punto. É essa a razão de tanta semelhança do Série 5 com o Série 3, que sempre foi um dos modelos mais carismáticos da marca. Estão lá as linhas agressivas, cujos vincos fortes não pecam pelo excesso e lhe conferem agradável esportividade. A frente delegou a tarefa de chamar atenção à tradicional grade de “duplo ruim”, em vez de apostar em mais elementos que poderiam ficar visualmente pesados. Já a traseira ganha muita elegância com as lanternas em LED de formato irregular e divididas pela tampa do porta-malas – uma sacada muito boa foi também colocar a placa de licença sobre essa parte, que em conjunto com o parachoque discreto fazem essa parte parecer mais elevada.
Como era de se esperar, o interior desse carro fascina. Ele foca nas horizontais para o desenho do console central, e isso não só lhe dá ar bem criativo e diferenciado como também traz requinte, apesar de que esta parte fica por conta das diversas opções de revestimento da cabine, tanto para o couro como para os detalhes complementares – resulta um ambiente em três cores que exala bom gosto. A grande touchscreen antecipa que o Série 5 não deixou de lado os recursos tecnológicos, que aqui são capitaneados pelo BMW ConnectedDrive: este sistema é uma evolução do iDrive quanto à conectividade, porque alia todas as opções de personalização do carro de antes com portas USB, sistema de navegação, interface Bluetooth e até conexão à internet. No quesito segurança, os maiores expoentes são pneus tipo runflat, oito airbags e câmeras de estacionamento, entre outros. O nome já indica que o 528i compartilha motor com o 328i: temos um 2.0 biturbo que gera potência e torque de excelentes 245 cv e 35 kgfm, com a caixa automática Steptronic de oito marchas. Esse conjunto lhe leva de 0 a 100 km/h em 6s3, mas o consumo fica contido pelas tecnologias EfficientDynamics: há frenagem regenerativa, start/stop e o sistema Eco Pro. Um detalhe é o preço, que relata as reais intenções do 528i: os R$ 258.950 que pede lhe deixam a meio-caminho do 328i e do 335i. Não é uma indecisão maravilhosa?
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