Frequentemente visto encoberto de lama pelas ruas, o Defender tem uma legião de fãs não por tecnologia de ponta ou soluções revolucionárias, mas sim pelo extraordinário desempenho off-road, que supera uma infinidade de SUVs mais luxuosos e modernos. É por causa disso que ele segue sem mudanças pesadas, mantendo a base do veículo original, de 1948. Claro que esses sessenta anos trouxeram alguma modernidade ao jipe, que hoje tem versões de duas e quatro portas e uma pick-up. As mais recentes foram no motor 2.4 turbodiesel, de 122 cv, no câmbio manual, que melhorou o consumo do carro ao ganhar a sexta marcha, e a adoção do controle de tração ETC.
No interior, ganhou novos bancos e nova disposição dos botões do console, além do sistema de áudio com entrada para iPod. Ainda que um motorista “comum” reclame da dirigibilidade à moda antiga, qualquer adepto do fora-de-estrada a aceita, em troca da definida vocação do modelo – para se ter uma ideia, ele tem ângulos de ataque e saída de 45 e 35 graus, além de 31,4 cm de vão livre. Os 134 mil reais pedidos por ele podem soar caros à primeira vista, mas para quem se dispõe a sacrificar até a boa dirigibilidade no ciclo urbano em troca de aventuras radicais na lama, não há outro melhor.
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